Bolsonaro leva facada: veja repercussão na imprensa internacional
Veículos de imprensa internacionais noticiaram a facada recebida pelo candidato do PSL à presidência, Jair Bolsonaro. O candidato foi agredido na tarde desta quinta-feira (6) durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Um suspeito foi preso.
Veja abaixo como alguns sites noticiaram o caso.
Le Monde
O "Le Monde" destaca que o Brasil está em estado de choque com a agressão e avalia que os danos políticos do ataque são "incalculáveis". "O incidente "poderia radicalizar ainda mais os militantes da extrema-direita que fizeram da esquerda seu pior inimigo e reforçar ainda mais as tensões em um país abalado pela crise e em frangalhos depois da polêmica destituição da presidente Dilma Rousseff", afirma o jornal.
O Público
O jornal português Público destaca as reações de repúdio da classe política à agressão contra a agressão contra o candidato da "extrema-direita". O periódico ressaltou que Fernando Haddad, do PT, classificou o incidente como "uma vergonha". Já Ciro Gomes exigiu que as autoridades identifiquem e punam os responsáveis pelo que classificou de "barbárie".
O jornal também divulgou um vídeo em que Bolsonaro conta como foi o ataque e afirma que "nunca fez mal a ninguém".
The Guardian
O britânico “The Guardian” também deu destaque ao ataque. O texto afirma que, em uma campanha eleitoral “especialmente imprevisível”, Bolsonaro “polarizou a opinião com comentários homofóbicos, pedidos de leis mais brandas sobre porte de armas, ataques à esquerda e elogios à ditadura militar brasileira”.
O periódico se preocupa com a interferência do incidente na campanha eleitoral. Especialistas entrevistados pelo jornais temem que a agressão possa fortalecer discurso de Bolsonaro que o Brasil está mergulhado no caos e precisa de uma mão firme para liderá-lo.
Clarín
O jornal argentino "Clarín" dedicou sua manchete ao caso, ressaltando que o candidato de direita aparece como o mais bem colocado na mais recente pesquisa eleitoral. O site do jornal também publicou o vídeo que mostra o momento da agressão e uma nota sobre a detenção do suspeito.
New York Times
O "New York Times" destaca que "Bolsonaro estava sendo carregado por apoiadores no meio de uma multidão em Juiz de Fora, uma cidade no sudeste do Brasil, quando uma pessoa avançou em sua direção e apareceu para espetar uma faca, de acordo com um vídeo do ataque compartilhado pelos meios de comunicação". "Bolsonaro, de 63 anos, tem ampla liderança na disputa presidencial mais disputada em gerações", afirma o diário nova-iorquino.
Washington Post
O jornal "Washington Post" usou uma matéria da agência Associated Press, que cita um dos filhos do candidato para falar sobre a agressão. A matéria também diz que diversos vídeos de pessoas que estavam no ato de campanha registraram o momento em que Jair Bolsonaro levou a facada.
CNN
O site da rede de TV dos EUA informa que o candidato de direita foi esfaqueado quando fazia campanha em Minas Gerais, atribuindo as informações a um de seus filhos, Eduardo Bolsonaro.
El País
A versão espanhola do jornal "El País" chama Jair Bolsonaro de "ultradireitista" ao noticiar a agressão sofrida por ele nesta quinta-feira, destacando que ele é o candidato a presidente que aparece com mais intenções de voto, mas também o que tem o maior índice de rejeição. O jornal também publicou em seu perfil no Twitter um vídeo que mostra o momento em que o candidato do PSL foi esfaqueado.
Corriere Della Sera
Na Itália, o jornal "Corriere Della Sera" informa que o candidato de direita lidera as pesquisas para as próximas eleições de 7 de outubro. A matéria diz ainda que ele não corre risco de vida.
Comentários
Postar um comentário