PF avança Investigações sobre ministrro da Saúde


 

O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta segunda-feira (15) um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que a Polícia Federal realize diligências no inquérito que investiga eventual responsabilidade do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na crise de saúde pública de Manaus, em que pacientes de Covid-19 chegaram a morrer em janeiro por falta de oxigênio nos hospitais.

Na decisão, proferida pelo ministro Ricardo Lewandowski, foram autorizados os acessos a e-mails; a informações sobre fornecimento e transporte de oxigênio; e a informações sobre gastos com distribuição de medicamentos para tratamento precoce da covid-19 e as coletas de depoimentos de funcionários do Ministério da Saúde e de secretarias de Saúde do Amazonas e de Manaus.

O ministro da Saúde, general Pazuello foi o único ouvido na investigação até agora. Ele negou omissão do governo na crise sanitária no Amazonas.

A PF também vai buscar informações sobre as tratativas de transporte de oxigênio para Manaus e de remoção de pacientes de Manaus para os hospitais universitários federais administrados pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares);
identificação e oitiva dos desenvolvedores do aplicativo TrateCOV que recomendava tratamento precoce contra a Covid-19;
identificação de gastos de aquisição e distribuição dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina e dos testes do tipo RT-PCR;
depoimentos de funcionários do Ministério da Saúde e das secretarias de Saúde do Amazonas e de Manaus que participaram de reuniões e visitas, “em especial daqueles eventualmente exonerados”.

Além do inquérito sobre a crise em Manaus, a Procuradoria-Geral da República abriu uma apuração preliminar para analisar as ações de Pazuello diante da evolução da pandemia no Pará.

Se avaliar que há elementos que indiquem crime, a PGR pode pedir a abertura de uma nova investigação do ministro no STF.



https://www.bsbmagazine.com.br/pf-avanca-investigacoes-sobre-ministrro-da-saude/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro retoma contato direto com o povo brasileiro ...

Denúncia pede pena máxima a Carol Solberg e multa de R$ 100 mil...

Governo Federal repassou mais de R$ 420 bilhões para os estados