Definidas as causas que levaram comissária de bordo a cair de um Airbus A320
No início deste ano, apresentamos um grave acidente, ocorrido no dia 13 de janeiro de 2020, no qual um membro de uma tripulação de cabine ficou ferido ao cair de uma aeronave Airbus A320.
Na ocasião, o Conselho Finlandês de Investigação de Acidentes (OTKES) havia iniciado sua investigação sobre a ocorrência, que se deu em Helsinque com a aeronave de matrícula OH-LXD da companhia aérea Finnair.
Agora, trazemos a você a atualização publicada pelos investigadores sobre as conclusões obtidas após a investigação. Veja todos os detalhes a seguir.
Como tudo aconteceu
Depois de retornar de um voo, a aeronave Airbus A320 da Finnair foi estacionada no pátio do aeroporto de Helsinque para permitir a saída dos passageiros em 13 de janeiro de 2020.
Os passageiros saíram da aeronave pelas escadas para um ônibus, e o membro da tripulação de cabine (CCM4), responsável pela porta traseira esquerda da aeronave, combinou com o motorista do veículo-escada que as escadas seriam retiradas.
Como outra aeronave estava taxiando nas proximidades, o ônibus não pôde partir para o terminal imediatamente e, portanto, o veículo-escada na porta traseira também não pôde se mover.
O membro sênior da tripulação de cabine (SCC) percebeu que o ônibus não estava se movendo e fez um anúncio para a tripulação, perguntando se alguém havia dado ao motorista do ônibus o sinal de OK para indicar que todos os passageiros haviam saído da aeronave e que o ônibus poderia partir para o terminal.
A tripulante de cabine responsável pela parte traseira da aeronave (CCM2) percebeu que havia esquecido de dar o sinal de OK e correu para a porta traseira esquerda da aeronave, abrindo-a.
https://www.aeroin.net/causas-comissaria-cair-airbus-a320-finnair-relatorio/
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