A SEMANA DA ASA MAIS TRISTE DA MINHA VIDA!
Em 1983, entrei para a FORÇA AÉREA por meio da Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá. Desde então, a cada ano, na semana do dia 23 de outubro, DIA DO AVIADOR, participei das tradicionais comemorações de tão importante data.
Desde 1983, até 2019, foram exatas 37 SEMANAS DA ASA . Em todas elas, sem exceção, apesar de eu não ser OFICIAL AVIADOR, tive orgulho de comemorar esse dia. Tive orgulho de olhar os Ministros das décadas de 80 e 90 e, após a criação do MD, orgulho de olhar também os Comandantes que passaram pela FAB. Orgulho de olhar para eles, nem que fosse por fotos, e dizer, eu tenho um LÍDER que me comanda.
Porém, essa Semana da Asa de 2020, para parte da FAMÍLIA MILITAR, não foi feita de festas, de jogos, de competições e de comemorações como todas as outras, por um fato que vem INJUSTIÇANDO milhares de OFICIAIS que iniciaram a carreira como Sargentos, que vem injustiçando PRAÇAS das FFAA e inustiçando, também, PENSIONISTAS: a Lei nº 13.954/19.
Essa lei promoveu, para ser bem sucinto, a QUEBRA DA PARIDADE entre MILITARES DA ATIVA e os MILITARES que foram para a RESERVA entre os anos de 2000 e 2019 (os chamados militares da lacuna). Só para dar um exemplo, a partir dessa lei, teremos a situação de um Suboficial, que foi encarregado de um Setor de Manutenção de um Mirage, na década de 80, ganhando menos 30% que um Suboficial que, hoje, será encarregado do mesmo Setor de Manutenção, só que, agora, de um novo avião de caça da FAB, o Grippen.
Inconformado com essa distinção, desde o ano passado, indaguei o motivo pelo qual essa diferenciação iria ocorrer e, pasmém, ouvi que a ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA/PROFISSIONAL era o fator determinante para essas mudanças.
Assim, PRAÇAS da ativa farão, a partir da referida Lei, cursos de "altos estudos" que os antigos, os que já foram para a reserva, não fizeram (justamente porque esses cursos não existiam). Por essa razão, argumentam os idealizadores dessa Lei, é justo que a remuneração dos militares da ativa seja aumentada/diferenciada em relação aos da reserva, justamente porque os da ativa terão esses cursos e os da reserva não possuem essa atualização tecnológica/profissional.
Para vocês terem uma ideia, é como se alguém dissesse para um ascensorista aposentado, que conduziu por toda sua vida um daqueles elevadores antigos (ainda com duas portas, sendo uma delas de grade que só fechava quando o profissional puxava, lembram?!), é como se dissessem que ELE GANHARÁ COMO ASCENSORISTA APOSENTADO UM VALOR 30% MENOR do que o que ganhará um ascensorista que se aposentará, daqui a alguns anos, após trabalhar nesses elevadores modernos dos dias atuais, cheios de tecnologias e que, muitas vezes, demandam até muito menos esforço do profissional.
É como se você dissesse para esse profissional que o "SOBE E DESCE DE ELEVADOR DO PASSADO" é menos importante do que o "SOBE E DESCE DE ELEVADOR DE HOJE".
É como se você dissesse para um BOMBEIRO MILITAR aposentado, que O FOGO QUE ELE COMBATEU NO PASSADO é menos importante que o FOGO QUE O BOMBEIRO DE HOJE COMBATE.
É como se você dissesse para um POLICIAL MILITAR aposentado, que a REPRESSÃO AO CRIME QUE ELE IMPLEMENTOU NO PASSADO é menos importante do que a REPRESSÃO AO CRIME que seu par da ativa IMPLEMENTA NOS DIAS DE HOJE.
Finalmente, é como se você dissesse para um aviador da reserva da FAB que o ESPAÇO AÉREO QUE ELE DEFENDEU NO PASSADO é menos importante do que o ESPAÇO AÉREO que um aviador na ativa DEFENDE NOS DIAS DE HOJE.
O fato de termos novas tecnologias é consequencia da própria evolução da sociedade. Porém, o combate ao FOGO implementado pelo BOMBEIRO; a REPRESSÃO AO CRIME implementada pela POLÍCIA MILITAR; a DEFESA DO ESPAÇO AÉREO implementada por todos os militares da FAB; a DEFESA DAS FRONTEIRAS, exercida pelos MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO; e a VIGILÂNCIA DO MAR TERRITORIAL executada pelos MILITARES DA MARINHA DO BRASIL, SERÃO SEMPRE OS MESMOS, ainda que as ferramentas, as armas, as aeronaves, os tanques de guerra e os navios evoluam em tecnologia.
Deixar para tras os MILITARES QUE JÁ FORAM PARA A RESERVA, e que não fizeram o tal do "CURSO DE ALTOS ESTUDOS", implementado na FAB e na MB somente a partir de 2020, por conta dessa LEI PERVERSA, é demonstração clara de que as pessoas que não corrigem essas INJUSTIÇAS não entendem nada do que é SERVIR À PÁTRIA; não entendem nada do que é o COMPROMISSO DE SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA feito por cada um de nós em um passado distante, e que foi carregado INCALSAVELMENTE durante toda a nossa carreira!
Voltando à Semana da Asa, ouvir ou ler a ORDEM DO DIA, texto de PRERROGATIVA DOS MEUS COMANDANTES, a quem sempre respeitei e admirei era um dos marcos das SEMANAS DA ASA das quais participei em toda a minha carreira... mas, nessa Semana da Asa de 2020, privaram-me dessa alegria.
Infelizmente, não terei o prazer que tinha em buscar o texto alusivo a esse dia... Não terei a alegria de comemorar esse DIA que, apesar de não ser o MEU DIA, era o DIA que EU SEMPRE DEFENDI, era o DIA em que eu ERGUIA MINHA CABEÇA MAIS ALTO AINDA E OLHAVA PARA O ALTO COM ENORME ORGULHO buscando os CAÇAS que rasgavam os céus, os HELICÓPTEROS que pairavam no ar, os AVIÕES DE CARGA E DE TRANSPORTE que desfilavam entre as nuvens... era o DIA EM QUE EU ME ORGULHAVA DE SER UM ESPECIALISTAS ("com os pilotos e asas seremos um conjunto de todo eficaz...") E DE PERTENCER À FORÇA AÉREA BRASILEIRA.
O que desejo nesse DIA é que Deus continue protegendo a cada um dos militares da ativa. Que os céus, o norte da Aeronáutica sejam sempre do mais lindo azul; que as fronteiras, o norte do Exército, sejam sempre do mais lindo verde oliva; e que os mares, o norte da Marinha, estejam cobertos da mais calma espuma branca.
Desejo, ainda, para vocês, militares da ativa que um dia passarão para a reserva, que essas cores jamais saiam das suas lembranças.... que vocês, da ativa, jamais sintam a tristeza que hoje sentem os militares da reserva e pensionistas que foram injustiçados pela lei nº 13.954/19.
Para nós, que já deixamos os muros da caserna, que já estamos do outro lado, por tudo o que está acontecendo por conta dessa lei, não restou COR ALGUMA... e vocês, amigos da ativa, não têm ideia do quanto isso dói demais em nossos corações patrióticos, do quanto isso está doendo em cada um de nossos familiares...
Na esperança de que essa situação seja revertida e de que as cores voltem a brilhar em nossos olhos, desejo um abraço, ainda que com muita tristeza, a cada um que tiver a oportunidade de me ler. (Suboficial Franca Reserva da Força Aérea Brasileira) !!
Comentários
Postar um comentário