Trechos da *Ata da Reunião 159 do Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão - PETROBRAS - 01/mar/2019* - que aprovou a indicação da empregada Anelise Quintão Lara como Diretora da Petrobras.

*Trecho 1 da ata:*

[...]
A Conselheira de Administração e Presidente do CIRS Ana Lúcia Poças Zambelli declarou-se impedida de participar desta reunião em razão de sua proximidade com a empregada Anelise Quintão Lara em atividades inclusive fora da Petrobras e da sensibilidade do tema, tendo indicado para a presidência desta reunião o Conselheiro de Administração e membro do CIRS Segen Farid Estefen.
[...]

*Considerações sobre o trecho 1:*

A Conselheira de Administração Ana Lúcia Poças Zambelli, que confessou amizade fora da Petrobras com a diretora, foi vice-presidente da Maersk Drilling e foi presidente na América do Sul da Transocean, duas empresas deletadas na Operação Lava Jato por pagarem propina a diretores e gerentes da Petrobras para conseguirem contratos superfaturados com a Petrobras. Nestas empresas, a atual conselheira ocupou altos cargos, com poder decisório, não tendo sido uma funcionária do quadro técnico.
A Maersk foi declarada por Paulo Roberto Costa por pagamento de propina.
A Transocean foi delatada por Eduardo Musa, também pelo pagamento de propina.

*Trecho 2 da ata:*

[...]
Às dez horas e cinquenta e três minutos, foi realizada sessão reservada entre os membros do CIRS, com a presença apenas do Diretor Executivo de Governança e Conformidade Rafael Mendes Gomes, sem a presença do Assessor Técnico, da Gerente da SEGEPE/SCCA Jacqueline Blajchman e da Assistente do CA, que se retiraram da sala de reunião. O Sr. Rafael Mendes Gomes se retirou da sala às onze horas e dez minutos.
Em seguida, a reunião foi retomada com a presença do Assessor Técnico, da Gerente da SEGEPE/SCCA e da Assistente do CA, com o relato do Presidente da reunião sobre a decisão do Comitê em relação ao assunto em pauta.
[...]

*Considerações sobre o trecho 2:*

Rafael Mendes Gomes acaba de renunciar ao cargo de Diretor Executivo de Governança e Conformidade da Petrobras, após seu nome ter sido envolvido num escândalo de corrupção e pagamento de propina no Brasil pela rede Walmart, após a matriz ter fechado acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ). 
Por que foi realizada uma sessão reservada apenas com o Diretor Executivo de Governança e Conformidade Rafael Mendes Gomes, sem a presença do assessor técnico, da gerente da SEGEPE e da Assistente do CA? 

*Trecho 3 da ata:*

[...]
Sobre a indicação da Sra. Anelise Quintão Lara para o cargo de Diretora Executiva de Refino e Gás Natural (DRGN) [...] os membros do CIRS concluíram que a indicada atende aos requisitos e não incorre nas vedações do cargo conforme estabelecido no Decreto no 8.945/2016, estando a indicação apta para ser apreciada pelo Conselho de Administração, com recomendação de aprovação desta indicação pelo CIRS.

Adicionalmente, no tocante à indicação da Sra. Anelise Quintão Lara, os membros do CIRS recomendaram as seguintes medidas mitigatórias: (i) que a indicada se abstenha formalmente de praticar qualquer ato no âmbito da Diretoria Executiva e da Diretoria de Refino e Gás Natural (DRGN) da Petrobras que esteja relacionado às empresas Rilsan Engenharia Eireli EPP, UTC Participações e outras empresas do Grupo UTC, incluindo o uso de informações privilegiadas; e (ii) o monitoramento, pelo Jurídico da
Petrobras, dos processos administrativos em curso e que este encaminhe, semestralmente, à Gerência Setorial de Avaliação de Integridade de Empregados, da Unidade Conformidade (CONF/IE/AIE), o resultado desse monitoramento.
[...]

*Considerações sobre o trecho 3:*

A Rilsan Engenharia Eireli EPP pertence (CNPJ 28.640.775/0001-40) pertence a Ricardo José Quintão Lara, cujo e-mail de contato é ricardo.lara@utc.com.br, vinculado ao Grupo UTC que fechou acordo de leniência após ter pago propina em contratos com a Petrobras. Seu ex-presidente Ricardo Pessoa e seu ex-Executivo Walmir Pinheiro Santana foram condenados pela Lava Jato e fizeram delação. Ricardo Quintão Lara estava entre as pessoas autorizadas a visitar Ricardo Pessoa ex-presidente da UTC na cadeia.

Num país sério, cairia a Diretora e o presidente da empresa, além do Ministro que os indicou.

[10/7 10:36] +55 91 8148-7681: 

[10/7 10:36] +55 91 8148-7681:

[10/7 10:36] +55 91 8148-7681: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro retoma contato direto com o povo brasileiro ...

Denúncia pede pena máxima a Carol Solberg e multa de R$ 100 mil...

Militar de voo presidencial brasileiro é preso com droga na Espanha