MAJOR-BRIGADEIRO JAIME RODRIGUES SANCHEZ

RODRIGO MAIA O ANALISTA ESTRATÉGICO DA OTAN
Em entrevista ao Estadão, o senhor Rodrigo Maia desfechou mais uma flecha envenenada contra as Forças Armadas:

“O BRASIL NÃO TEM NEM CONDIÇÕES DE SEGURAR 24 HORAS DE CONFRONTO COM A VANEZUELA....NÓS ESTAMOS COM A ESTRUTURA DAS FORÇAS ARMADAS DESABASTECIDAS.”

Senhor Rodrigo, sua segunda assertiva está correta. As forças Armadas do Brasil estão desabastecidas há muitos anos, graças ao Congresso Nacional. Ano após ano, os orçamentos militares são cortados e contingenciados sob a pífia alegação de que são extremamente baixas as possibilidades de que entremos em guerra.

Além disso, o governo federal impõe seguidas missões ás Forças Armadas, de todas as naturezas, muitas vezes sem repassar os recursos necessários para o seu desempenho, que são prontamente atendidas.

O senhor, que nem brasileiro é, poderia, pelo menos, olhar o tratamento que o seu país de origem (Chile) dedica às suas Forças Armadas.

Mas, porque o senhor teria nascido no Chile? Eu respondo: Seu pai, como militante de esquerda  pertencente, à época, ao Partido Comunista Brasileiro, foi preso e exilou-se no Chile em 1968. 

Depois, homem de “firmes” convicções políticas, foi-se chegando sorrateiramente à direita. 

Frequentou, quando lhe convinha, os quadros do PCB, PDT, PMDB, PFL e DEM (grande democrata!).

Quanto a uma hipotética guerra contra a Venezuela, QUE O NOSSO PRESIDENTE JÁ AFIRMOU ESTAR FORA DE COGITAÇÃO, gostaria de comentar que o Brasil, segundo o site GLOBAL FIREPOWER, ocupa o 13º lugar (maior poderio da América Latina), no ranking de 2019, a despeito do tratamento recebido de Vossas Excelências. 

Por sua vez, a poderosa Venezuela está em 43º, atrás da Argentina, Peru e México.

Considerando apenas a minha área de atuação, A FORÇA AÉREA BRASILEIRA, enquanto o Brasil fabrica e exporta aeronaves militares e civis, a nossa vizinha, segundo a publicação PODER AÉREO, possui apenas 20 caças operacionais: metade de seus 23 caças Sukhoi Su-30MK2V (fabricados em 1999), além de seis caças F-16A e um F-16B em operação, (AERONAVES AMERICANAS!). 

A Rússia é famosa pelo excelente apoio logístico dado aos seus parceiros de 2ª linha. Talvez os americanos pudessem dar uma mãozinha a eles nessa guerra.

Sr. Rodrigo, mais uma vez, em vez de tentar depreciar as Forças Armadas do país que o “acolheu”, fale do toma lá-dá-cá da “antiga política”, do qual o senhor é especialista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro retoma contato direto com o povo brasileiro ...

Denúncia pede pena máxima a Carol Solberg e multa de R$ 100 mil...

Militar de voo presidencial brasileiro é preso com droga na Espanha