Gladys West, a mulher negra que inventou o GPS, foi homenageada pela Força Aérea dos EUA no Pentágono

By: carmen_roxanna 
22 de dezembro de 2018 


Você sabia que uma mulher negra da Virgínia foi fundamental para invenção de uma conveniência que usamos todos os dias e quase não podemos viver sem ela? Sim, de fato, *a Dra. Gladys West inventou o GPS ou o Sistema de Posicionamento Global e finalmente recebeu o reconhecimento que merece ao ser incluída no Hall da Fama do Espaço da Força Aérea dos Pioneiros da Força Aérea dos Estados Unidos* durante uma cerimônia realizada no Pentágono esta semana.

A catedrática de 87 anos sabia, quando criança, que não queria trabalhar em campos, colhendo tabaco, milho e algodão ou em uma fábrica, batendo as folhas de tabaco em cigarros e cachimbos como seus pais faziam. Ela disse: "Eu percebi que tinha que ter uma educação para melhorar." E isso ela fez, estudando matemática no #VirginiaState e se formando no topo de sua classe. Ela se tornou professora por dois anos, depois voltou para a escola para seu mestrado.

Em 1956, West começou a trabalhar na Divisão de Dahlgren da Naval Surface Warfare Center, onde foi a segunda mulher negra a ser contratada. Lá, ela coletou dados de satélites e esse trabalho foi o que levou ao desenvolvimento do Sistema de Posicionamento Global. Em 1986, West publicou “Especificações do Sistema de Processamento de Dados para o Altímetro Radar por Satélite Geosat”, um guia ilustrado de 60 páginas, baseado em dados criados no altímetro de rádio do satélite Geosat, que entrou em órbita em 12 de março de 1984. Ela trabalhou na Dahlgren por 42 anos e se aposentou em 1998.

O caráter humilde de West é parte do motivo pelo qual muitas pessoas desconhecem seu papel no desenvolvimento do dispositivo há décadas. Ela disse: "Quando você está trabalhando todos os dias, não está pensando: 'Que impacto isso terá no mundo?' Você está pensando: 'Preciso acertar isso'".

Em 2017, o Capitão Godfrey Weekes, o então comandante da Divisão de Dahlgren do Centro de Guerra de Superfície Naval, descreveu o “papel integral” que West desempenhou em uma mensagem do Mês da História Negra. Ele escreveu: “Ela subiu nas fileiras, trabalhou na geodésia do satélite [ciência que mede o tamanho e a forma da Terra] e contribuiu para a precisão do GPS e a medição de dados de satélite. Como Gladys West iniciou sua carreira como matemática na Dahlgren em 1956, ela provavelmente não tinha ideia de que seu trabalho teria impacto no mundo pelas próximas décadas. ”

Parabéns a uma _hidden figure_ (“cientista invisível”), Dra. Gladys West! Obrigado pela sua grande contribuição para a ciência e sua #BlackGirlMagic ✨



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro retoma contato direto com o povo brasileiro ...

Denúncia pede pena máxima a Carol Solberg e multa de R$ 100 mil...

Militar de voo presidencial brasileiro é preso com droga na Espanha