Réus da Lava-Jato ficam fora de proposta de Toffoli para restringir prescrição de crimes

Ministro Dias Toffoli Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo

Processos que já tramitam na Justiça não serão incluídos em projeto que interrompe prazo em casos com recursos pendentes


BRASÍLIA - Na última segunda-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) , Dias Toffoli, enviou uma proposta ao Congresso Nacional que interromperia o prazo de prescrição de processos com recursos pendentes de julgamento em tribunais superiores.

À primeira vista, a ideia pareceria uma forma de compensar o fim das prisões de condenados em segunda instância , uma decisão rascunhada pela Corte para esta semana. Sem possibilidade de prescrição nos tribunais superiores, diminuiria a chance de impunidade, mesmo banida a regra da segunda instância. No entanto, a proposta de Toffoli não afetará processos já tramitando na Justiça — inclusive os da Lava-Jato , que já teve 159 réus condenados na primeira instância.

O ofício foi enviado aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no meio do julgamento da segunda instância. Segundo o ofício, “com a alteração legislativa sugerida, evitar-se-á eventual extinção da punibilidade por prescrição no âmbito dos tribunais superiores”.


https://oglobo.globo.com/brasil/reus-da-lava-jato-ficam-fora-de-proposta-de-toffoli-para-restringir-prescricao-de-crimes-1-24058759?utm_source=Whatsapp&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro retoma contato direto com o povo brasileiro ...

Denúncia pede pena máxima a Carol Solberg e multa de R$ 100 mil...

Militar de voo presidencial brasileiro é preso com droga na Espanha