PSL faz obstrução na Câmara contra MP de Bolsonaro
BRASÍLIA — Em meio ao racha na bancada do PSL , o líder do partido na Câmara, Delegado Waldir (GO), orientou sua bancada a entrar em obstrução na votação desta terça-feira da Medida Próvisória (MP) 886. A obstrução durou cerca de uma hora.
Cronologia da crise
:
das denúncias de candidaturas laranjas à operação da PF que mirou Bivar
Segundo Waldir, o motivo foi evitar que os deputados do partido levassem falta, já que estavam reunidos na liderança do partido. Seus aliados, porém, admitem que há um componente de retaliação ao governo. A MP trata da reestruturação administrativa da Casa Civil e da Secretaria de Governo. Se não for votada até quinta-feira, perde a validade.
A medida transfere a articulação política da Casa Civil, comandada pelo ministro Onyx Lorenzoni, para a Secretaria de Governo (Segov), chefiada pelo general Luiz Eduardo Ramos. Também determina que a Subchefia para Assuntos Jurídicos (SAJ) deixe a pasta e passe a integrar a Secretaria-Geral da Presidência.
No plenário, alguns deputados do PSL ficaram perplexos. Além do partido do presidente Jair Bolsonaro, entraram com obstrução PT, PSB, PDT, PSOL e PCdoB.
— O PSL orienta obstrução — disse Waldir, que depois deu um tapinha nas costas do líder do governo, Major Vitor Hugo (PSL-GO).
Aliado do presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, Waldir disse nesta terça-feira à coluna de Bela Megale que o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e o seu ex-assessor, Fabrício Queiroz,
“devem preparar um cafezinho para receber a Polícia Federal em breve”
.
Nesta terça-feira, Waldir também
retirou o líder do governo na Câmara
, Major Vitor Hugo (GO), da comissão especial que acompanha a reforma da Previdência dos militares.
O deputado Filipe Barros (PSL-PR), que apoia Bolsonaro e se posiciona contra medidas adotados por Bivar, criticou a atitude de Waldir. Entre os dissidentes do PSL, a obstrução foi interpretada como um recado ao governo.
— Esse tipo de coisa é infantil, é ridícula. Típica de partido de centro — afirmou.
Bibo Nunes (PSL-RS), outro deputado crítico a Bivar, disse que a obstrução foi uma represália ao movimento protagonizado por Jair Bolsonaro contra o presidente da sigla.
— Isso é uma represália e demonstra o apoio que essas pessoas dão ao presidente.
https://oglobo.globo.com/brasil/psl-faz-obstrucao-na-camara-contra-mp-de-bolsonaro-24019965
Comentários
Postar um comentário