O governo petista criou cursos técnicos? Resposta: Não! Apenas mudou seus nomes.

Da série: As mentiras do PT

O governo petista criou cursos técnicos? Resposta: Não! Apenas mudou seus nomes.

Explico: 

– Morei no ABC Paulista dos 10 aos 37 anos. Lembro-me de ter começado a trabalhar aos 12 anos de idade. Naquela época existia o salário-mínimo do menor. Pois bem, aos 14 anos de idade, eu estudara com alguns garotos muito inteligentes que acabaram virando engenheiros, mas que naquela época me convidaram a fazer escola técnica.

Alguns deles me levaram a uma escola que ficava próxima ao Paço Municipal de São Bernado do Campo – SP (se não me engano se chamava Escola Técnica Estadual Lauro Gomes) e dava cursos técnicos para adolescentes e ainda remunerava-os com um pequeno salário. Eu fui lá com meus amigos. Eles se inscreveram, eu não (porque eu já trabalhava em outra área). Fizeram aqueles cursos da área de metalurgia (profissões muito concorridas, como: ferramenteiros, fresadores, torneiro mecânicos, CAD-CAM etc.). 

Eles faziam estágios durante o curso em empresas do ABC e eram remunerados. Seguiram naquelas profissões. Outros dos meus colegas foram para o SENAI fazer cursos semelhantes (cursos que também eram metade na escola e parte estagiando em empresas). Lembro-me de um deles que andava com um uniforme todo molhado de óleo de torno mecânico. 

Além de tudo, alguns daqueles cursos eram compatíveis com o ginasial e colegial, fornecendo os diplomas técnicos e os dos cursos regulares (valiam como escola regular). Outra turma ainda foi estudar na Escola Técnica Industrial Jorge Street que foi inaugurada em São Caetano do Sul quando eu tinha 17 anos, portanto no ano de 1975 ou 1976.

Esses meus colegas foram depois contratados pelas empresas nas quais estagiavam durante os cursos. E a maioria deles fez depois engenharia. 

O importante dizer aqui é que o Partido dos Trabalhadores nem existia ainda, estou falando dos anos 70 e 80. Portanto é a maior mentira dizer que foram os governos do PT  que instituirão os cursos técnicos. Eles só mudaram os nomes das escolas. Mudaram os nomes. 

É claro que alguns jovens militantes do PT que bradam aos quatro ventos QUE: – “Graças ao PT temos Cursos Técnicos gratuitos” ainda não tinham nascido, mas cursos assim já existiam e além de serem gratuitos, ainda pagavam salário para os alunos/estagiários. Havia ainda a FATEC para outros tipos de cursos técnicos com graduação de terceiro grau.

Alias, se o PRONATEC nasceu em 2011 eu fiz curso de Processos Químicos Industriais (equivalente aos segundo grau) nos anos 70. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foi criado em 22 de janeiro de 1942, pelo Decreto-Lei 4.048 do então presidente Getúlio Vargas. Eu nem ao menos tinha nascido.

O PT vive mentido para as pessoas e os crédulos lhe ouvem e reproduzem suas mentiras.

José Augusto Cordeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro retoma contato direto com o povo brasileiro ...

Denúncia pede pena máxima a Carol Solberg e multa de R$ 100 mil...

Militar de voo presidencial brasileiro é preso com droga na Espanha