100 anos! Prazo dado pela Marinha para divulgar por que POLÍTICOS e JUÍZES receberam medalhas das Forças Armadas

100 anos! Prazo dado pela Marinha para divulgar por que POLÍTICOS e JUÍZES receberam medalhas das Forças Armadas


IBALM está investigando uma situação interessante que vem ocorrendo nas três forças armadas. O instituto de direto militar é presidido pelo Dr. Cláudio Lino, o advogado que conseguiu – em um caso inusitado, amplamente veiculado pela imprensa – que o humorista Danilo Gentilli fosse condenado a multa de centenas de milhares de reais por fazer chacota com uma doadora de leite. A instituição tem coletado documentos ao longo dos últimos meses e seu líder já colocou na parede vários oficiais e a própria força terrestre em um caso que apura irregularidades em questões relacionadas à promoção de subtenentes do Exército.

A questão das condecorações militares começou a ganhar maior expressão depois que em 2019 o site Revista Sociedade Militar publicou vários artigos que mostravam que os parlamentares indicados para compor uma comissão que estudava proposta de remuneração de militares (PL1645) receberam condecorações das Forças Armadas.
No inicio de 2020 o mesmo site levantou novamente a questão após solicitar informações oficialmente ao Ministério da Defesa. Outro aspecto levantado pelo site se refere à condecoração e cessão de títulos de nobreza (Comendador, Cavaleiro, Grande-oficial) para juízes e desembargadores ligados à Justiça Federal.
Segundo a revista online esse tipo de coisa pode levantar suspeitas sobre as reais intenções das FA. Comentários nas redes, segundo o site, falam sobre possível intenção de conquistar simpatia da parte de magistrados no que se refere as várias demandas judiciais apresentadas contra as Forças Armadas, sempre na justiça federal.

Solicitação de explicações

Tanto IBALM quanto a Revista Sociedade Militar apresentaram solicitações formais de explicações sobre a concessão das condecorações. Eles querem também cópias das propostas de concessão onde deve constar qual foram os relevantes serviços prestados por cada um dos parlamentares e juízes condecorados. Segundo a Revista a Marinha do Brasil tem se negado a apresentar os documentos, a publicação informou que vai até a última instância e à justiça para a obtenção das informações.
A Marinha do Brasil disse: “informações pessoais devem ter seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo, pelo prazo máximo de 100 anos a contar da sua data de produção …”

Os comentários encontrados em publicações sobre o assunto vão na mesma linha.

“Esses tipos de Condecorações com Merdalhas e Ordens do Méritos se tornaram moedas de compras ou seja, troca de futuros favores ou interesses, e não por méritos! Já a algum tempo, políticos e algumas autoridades vêm sendo agraciados com essas condecorações sem terem o mínimo merecimento para isso, e o pior, condecoram bandidos (políticos ou autoridades corruptas)!”




https://portalmilitar.com.br/2020/06/16/a-100-anos-prazo-dado-pela-marinha-para-divulgar-por-que-politicos-e-juizes-receberam-medalhas-das-forcas-armadas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro retoma contato direto com o povo brasileiro ...

Denúncia pede pena máxima a Carol Solberg e multa de R$ 100 mil...

Militar de voo presidencial brasileiro é preso com droga na Espanha