Anvisa alerta sobre risco de inflamação cardíaca por vacinas de RNA mensageiro; OMS diz que benefícios superam riscos

 



As vacinas da Pfizer (em aplicação no Brasil) e da Moderna usam a tecnologia. Agência reguladora brasileira 'mantém a recomendação de continuidade da vacinação".


Por G1

09/07/2021 21h30 Atualizado há 6 meses



Nesta sexta-feira (9), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou para o risco de inflamação cardíaca após a aplicação de imunizantes contra a Covid-19 que usam tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), como a vacina da Pfizer.

A informação foi divulgada pela reguladora após o registro de casos da inflamação nos Estados Unidos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os relatos de duas doenças raras — a miocardite e a pericardite, ambas no coração — ocorreram dias após a aplicação das vacinas, principalmente entre homens mais jovens e depois da segunda dose.

"Casos muito raros de miocardite e pericardite foram observados após a vacinação com os imunizantes de mRNA (RNA mensageiro) contra a COVID-19", informou documento da OMS, que esclarece: "os benefícios das vacinas de mRNA contra a COVID-19 superam os riscos na redução de hospitalizações e de mortes devido às infecções".

A Anvisa ressaltou, ainda, que mantém a recomendação da imunização com a vacina da Pfizer no Brasil e disse que, até o momento, não há qualquer relato de casos dessas complicações pós-vacinação no país.

"A agência esclarece que o risco de ocorrência desses eventos adversos é baixo, mas recomenda aos profissionais de saúde que fiquem atentos e perguntem às pessoas que apresentarem sintomas se elas foram vacinadas, especialmente com a vacina da Pfizer", disse a agência, em comunicado.

No Brasil, o imunizante da Pfizer é responsável por 9,2% de todas as vacinas aplicadas, o que representa cerca de 9,6 milhões de doses.


Nos Estados Unidos

Estes alertas ocorrem após a informação divulgada na quarta-feira (7) pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), espécie de Anvisa americana. O órgão adicionou um alerta sobre casos raros de inflamação cardíaca em adolescentes e adultos jovens às fichas técnicas das vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna.

Grupos de aconselhamento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Estados Unidos (CDC), reunidos para discutir relatos de casos sobre problemas no coração após a vacinação, apontaram que casos raros de miocardite em adolescentes e jovens adultos provavelmente estão ligados às aplicações das duas vacinas, que usam a tecnologia de RNA mensageiro.


https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/07/09/anvisa-alerta-sobre-risco-de-inflamacao-cardiaca-por-vacinas-de-rna-mensageiro-oms-diz-que-beneficios-superam-riscos.ghtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro retoma contato direto com o povo brasileiro ...

Denúncia pede pena máxima a Carol Solberg e multa de R$ 100 mil...

Militar de voo presidencial brasileiro é preso com droga na Espanha