CIENTISTAS CONFIRMARAM: ANDAR DE MOTO FAZ BEM PARA SAÚDE

 


Para quem não entende a sensação de pilotar, veja este estudo:

A Harley-Davidson, em parceria com o Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano da Universidade da Califórnia, realizou um estudo para provar cientificamente:

“ANDAR DE MOTO AUMENTA A CONCENTRAÇÃO E DIMINUI O STRESS”

A pesquisa monitorou a atividade cerebral e frequência cardíaca dos participantes, também mediu os hormônios como: adrenalina, noradrenalina e cortisol.

Os participantes foram submetidos a passeios de carro e de moto. Durante os passeios foram monitorados a atividade cerebral e os níveis hormonais antes, durante e após.

Ao comparar os níveis de quando se dirige um carro com entre pilotar uma moto, notou-se que os participantes ao pilotar a moto experimentaram maior foco sensorial e resistência à distração.

Segundo Dr. Don Vaughn, neurocientista que comandou a pesquisa, “os níveis de estresse, especialmente entre os jovens adultos, continuam aumentando e as pessoas estão procurando formas de melhorar sua saúde mental e física. Até recentemente, a tecnologia para medir rigorosamente o impacto no cérebro, de atividades como motociclismo não existia”, completou ainda que “o cérebro é um órgão incrivelmente complexo e é fascinante investigar rigorosamente os efeitos físicos e mentais que os motociclistas relatam”.

A conclusão é que o motociclismo aumentou as métricas de foco e atenção e diminuiu os níveis relativos de cortisol, um marcador hormonal de estresse.

Segundo Dr Mark Cohen da UCLA (University of California, Los Angeles) dos EUA, “enquanto os cientistas estudam há muito tempo a relação entre respostas cerebrais e hormonais à atenção e ao estresse, fazê-lo em condições da vida real como essas é raro”“Nenhuma experiência de laboratório pode duplicar os sentimentos que um motociclista teria na estrada”.

“As diferenças nas respostas neurológicas e fisiológicas dos participantes entre a pilotagem de uma moto e outras atividades medidas foram bastante pronunciadas”, continuou Vaughn, líder do grupo de pesquisa. “O que pode ser significativo para reduzir o estresse do dia a dia.”

Os dados são de fato impressionantes, o estudo concluiu que o nível de estresse nos participantes que andaram de moto baixou até 28% e fez os níveis de adrenalina aumentarem 27%, o equivalente à prática de exercício leve. Além disso, o foco sensorial e a atividade cerebral de quem pilotou melhorou significativamente.

Aqui no Brasil temos o neurocientista e professor, Ademar Souza, que também afirma que pilotar moto regularmente estimula as atividades cerebrais e promove o bem-estar físico. Melhorando a memória, reflexos, a capacidade de tomada de decisões rápidas, o humor, a autoconfiança, o equilíbrio, o tônus muscular e a força física, além de reduzir o stress.

Obs: Os estudos foram feitos em condições onde os participantes estavam desfrutando um passeio, e não em situações de transito intenso.

Ao fazer um passeio curto ou uma viagem com os amigos e/ou com uma boa companhia na garupa, esse ato proporciona uma grande sensação de felicidade, prazer e alegria. É tudo isso que vai manter o seu cérebro e o seu corpo jovem e eficiente, muito acima da média!

Conta pra gente, para você, a moto funciona como terapia? Você sente na pele o desestressar após um passeio ou uma viagem?

E lembre-se, se for sair para rodar, rode protegido para que o passeio não termine em algo traumático numa eventualidade de queda. É essencial rodar equipado, de preferência com os equipamentos da Corse, é claro.



https://www.usecorse.com/blog/cientistas-confirmaram-andar-de-moto-faz-bem-para-saude/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro retoma contato direto com o povo brasileiro ...

Denúncia pede pena máxima a Carol Solberg e multa de R$ 100 mil...

Militar de voo presidencial brasileiro é preso com droga na Espanha