Misterioso avião russo volta para Belém após sair de Cuba e passar na Venezuela
Está de volta ao Brasil o misterioso avião russo Tupolev Tu-154M da FSB, órgão que substituiu a KGB da extinta União Soviética |
A aeronave está chegando neste momento em Belém, capital do Pará, no voo de volta para a Rússia após fazer uma visita a Cuba e Venezuela, por motivos ainda não conhecidos.
No último dia 7 noticiamos a ida da aeronave, que inicialmente só iria para a Venezuela, como ocorreu no passado. Mas, a aeronave hoje, segundo o FlightRadar24, saiu do Caribe e prosseguiu para Caracas.
O Tu-154M em questão é o de matrícula RA-85019, pertencente ao FSB – Federal’naya Sluzhba Bezopasnosti – ou serviço federal de segurança da Rússia. O FSB é nada mais nada menos que o sucessor da antológica KGB.
A KGB era a agência de inteligência soviética, fazendo hoje as ações que seriam da alçada dos americanos FBI e CIA, ou dos órgãos brasileiros ABIN e Polícia Federal. Com o fim da União Soviética, ela foi desmembrada e virou a FSB (equivalente ao FBI com atuação doméstica) e o SVR (similar à CIA com atuação internacional).
Para chegar à América Latina, a aeronave fez uma grande rota na ida, saindo de Moscou, passando por Sochi, Argélia e Cabo Verde para finalmente chegar em Belém do Pará.
De Belém seguiu para Caracas, na Venezuela, e depois não foi mais avistado no aplicativo de rastreamento de voos. A expectativa é que a aeronave decole ainda hoje para a Ilha do Sal, em Cabo verde, seguindo a rota inversa até a Rússia. Caso esta rota inversa se confirme, a aeronave terá percorrido em torno de 15.978 km só no trecho de volta.
Horas mais tarde, na decolagem, o jato russo usou praticamente toda a pista, como mostra o vídeo abaixo, denotando que decolara um tanto pesado de Belém. Os motivos da visita a Cuba e Venezuela seguem desconhecidos.
O Tupolev da FSB, órgão que sucedeu a soviética KGB, chamou a atenção na passagem pelo Brasil, e não foi só pelo mistério em torno dele. |
Comentários
Postar um comentário